Blog

O que realmente é um Coach?

12 de novembro é o Dia do Coach oficialmente em alguns estados brasileiros como Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Goiás.

Mas o que realmente é um Coach e o que ele faz?

Coach é o profissional, treinado e certificado para tal, que trabalha com atendimento ao cliente, também chamado de coachee, por meio de sessões de coaching ou processos de coaching.

O coach possui formação e conhecimento sólidos sobre como funciona o ser humano em termos de pensamentos, sentimentos, linguagem, crenças e atitudes, que coloca a serviço da pessoa que almeja crescer e se desenvolver na sua vida pessoal e profissional, acompanhando-a num processo de auto transformação do ser para atingir seus objetivos, realizar seus sonhos e gerar aprendizados permanentes.

O coach não ensina, ele apenas ajuda a aprender. Também não diz o que fazer, apenas faz perguntas certas no momento certo para estimular uma nova reflexão e gerar novas perspectivas.

Coaching, o processo, não se trata de ensinar alguma técnica, mas de nos tornar conscientes para fazermos escolhas mais inteligentes. A missão do coaching é promover uma transformação do ser, aproveitando um momento da vida para fazer uma pausa e refletir sobre os nossos valores e objetivos no intuito de sermos mais coerentes com o nosso propósito. Um cliente, ao passar por um processo de coaching, recupera a sua capacidade de aprender e o seu poder de mudança.

Na minha experiência como Coach Sistêmico (baseado no Pensamento Sistêmico), acredito que o coach ajuda as pessoas a descobrirem realmente todo o seu potencial para usarem em prol do seu bem e do bem das outras pessoas também. Causando um efeito sistêmico e coletivo, contribuindo para o progresso de toda a humanidade.

Assim como em toda profissão, no coaching também você vai encontrar bons e maus profissionais. Cabe a você conhecer e escolher o que faz mais sentido para você.

Coaching não é terapia, não é aconselhamento, não é consultoria. O coach não diz o que você tem que fazer, ele apenas faz perguntas que você nunca se fez antes para te ajudar a descobrir o que você realmente quer e o que fazer para chegar neste objetivo.

O processo de coaching não é para quem tem depressão, para quem está doente ou para quem tem um trauma. Para estas situações tem outras abordagens mais adequadas. O coaching é para quem está bem, não tem grandes problemas e simplesmente quer aprimorar ou desenvolver uma capacidade ou habilidade para realizar um sonho, conquistar uma meta ou subir mais um degrau na sua escada de evolução. Seja qual for o seu caminho de evolução.

Para ser coach, antes de tudo, tem que gostar de pessoas, amar ajudar o outro e acreditar no ser humano. Também precisa saber, conhecer e ter experiência sobre como funciona a mente humana com toda a sua complexidade. Por isso é importante também ter várias formações diferentes que dão suporte com técnicas, conhecimento e metodologias diferentes, além do coaching.

Antes de escolher um profissional de coaching, é importante pesquisar, conhecer e avaliar as formações, certificações e experiências do coach.

O coaching não é a salvação de nada, não resolve tudo e não serve para tudo. O coaching é apenas mais uma forma de nos conhecermos melhor e sermos melhores seres humanos no mundo.


Referências:

Goldsmith, M., Lyons, L., & Freas, A. (2003). Coaching: O exercício da liderança (7a ed.). Rio de Janeiro: Editora Campus.

Gallwey, W. T. (2016). O jogo interior do tênis. São Paulo: Editora Sportbook.

Lages, A., & O’Connor, J. (2004). Coaching com PNL: O guia prático para alcançar o melhor em você e em outros (2a ed.). Rio de Janeiro: Editora Qualitymark.

Funiber (s.f.). [Material de estudo do Mestrado em Coaching Pessoal e Liderança Organizacional – Formação Universitária I: Fontes disciplinares de apoio ao coaching].

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Share on whatsapp